Viagem para Suíça: nosso roteiro do que fazer em Zurique

Zurique tem uma população crescente de mais de 415.682 pessoas, abrange 91,9 km2 e tem quatro estações bem distintas, com máximas de verão de 28C e baixas de inverno de -2C. As pessoas são cosmopolitas com uma boa mistura internacional graças a força dos setores bancário, farmacêutico, de mídia e educação e a influência das quatro línguas oficiais suíças: o alemão, o francês, o italiano e romanche.

A vida ao ar livre é a chave para a alta qualidade de vida de Zurique. É uma cidade embalada por montanhas, alimentada por rios e situada ao redor do Lago de Zurique, o que significa que existem quase infinitas opções de exercícios, atividades e entretenimentos ao ar livre. Para uma cidade pequena, os 50 museus, teatros e salas de concerto de Zurique são uma dica sutil de que há mais que uma bela arquitetura, contato com a natureza e paisagens deslumbrantes. A cultura corporativa com um estilo de vida de cidade pequena faz de Zurique um microcosmo.

A locomoção não poderia ser mais fácil: tem um dos melhores aeroportos internacionais da Europa, a poucos minutos do centro da cidade, com conexões fáceis para o resto da Suíça e Europa através da Ferrovia Federal Suíça, inúmeros trens e pontos de ônibus em toda a cidade.

De museus à pequenas ruelas da cidade antiga, Zurique combina o charme do medieval como o pós-industrial - e, claro, tem sempre um novo chocolate ou queijo para gente se apaixonar …

Olha só alguns programas que fizemos e que podem lhe ajudar a decidir o que fazer em Zurique:

viagempelaSuiça.JPG

Caminhar (muito) a pé pela Cidade Antiga

Um dos programas mais legais pra se fazer em Zurique é passear a pé pela cidade antiga (Old Town). Pode ser um passeio guiado, que você contrata na Bahnhof Station (fizemos na nossa primeira viagem pra lá) ou flanando por conta própria. A melhor forma de conhecer Zurique é caminhando e se perdendo pelas ruazinhas. Desta segunda vez caminhando muito sem ter um destino final. Inclua a Rua Rennweg no seu roteiro já que ela foi a principal rua durante a idade média na cidade de Zurique e é até hoje é uma das principais atrações do centro histórico, junto com Rio Limmatquai.

oquefazeremzurique.JPG
IMG_7959.JPG
roteiro-zurique.JPG
o-que-fazer-em-zurique.JPG

Passear pela Bahnhofstrasse

A mundialmente famosa avenida comercial foi criada após a construção da principal estação ferroviária de Zurique, no local onde os fossos da cidade estavam há 150 anos. Hoje ela conecta o Lago de Zurique com a Estação de Trem Principal e tem um comprimento de 1,4 quilômetros. Lá você vai encontrar inúmeras lojas de departamentos, além da Globus - uma loja de departamento original da Suíça que vale a visita!

Navegar pelo Lago Zurique

Nós fizemos o passeio de barco voltando da cidade vizinha de Rapperswil, o passeio durou mais ou menos 2 horas e pudemos aproveitar a vista e o pôr do sol a bordo de um histórico barco a vapor. Mas existem vários outros tipos de passeios de barco pelo Lago Zurique, desde passeios que duram uma hora e meia até trajetos de 7 horas. Na minha opinião, passar 7 horas em um barco com criança é impraticável. Existem também os Dreamboots ou barcos de eventos especiais, tem passeio temático de fondue, tem passeio que é balada. Acesse este link aqui se você quiser saber mais sobre estes passeios.

lago-zurique.JPG

Visitar o bairro hipster de Zurique West

Quando pensamos na Suíça o que nos vem a cabeça é a pontualidade, relógios de luxo e chocolates ao leite. Mas e onde estão os hipsters, qual é o rolê dos modernos? Foi pensando nisso que dei um google em “bairro hispster Zurique” e encontrei Zurique West. Fábricas e armazéns se transformaram em galerias de arte, clubes, restaurantes e hotéis - fazendo de Zurique West o bairro mais badalado da cidade. Você vai encontrar lojas de design, artigos exclusivos para a casa, moda e cafés.

LRG_DSC03561 2.JPG
FE2D3176-1D0C-4F1B-869F-80A1FD1595EF.JPG
LRG_DSC03569.JPG
zurique-west.JPG

Conhecer o Museu Nacional Suíço

Este é definitivamente um dos museus mais interessantes da Suíça, proporcionando uma visão ampla e verdadeiramente rica do legado cultural e histórico da nação, da pré-história até o presente. O museu foi construído e estabelecido em 1898, em homenagem ao aniversário de cinquenta anos da constituição federal; na época, já chamava a atenção por com sua fachada medieval de conto de fadas. Os curadores criaram uma maneira interessante de aprender sobre coisas como : a formação deste país único, pessoas importantes na sua história, o famoso chocolate suíço, a relojoaria, o cenário alpino e as pessoas eminentes que emigraram para a Suíça.

Endereço: Museumstrasse 2, 8021 Zürich

museu-nacional-sui%C3%A7o.jpg
LRG_DSC03524.JPG

Detalhe engraçado: Na parte de fora do museu havia um banheiro público muito fofinho, minha mãe decidiu experimentar e eu tive tempo pra fotografar os detalhes. Isso é que é banheiro móvel de primeiro mundo. rs rs

LRG_DSC03529 2.JPG
LRG_DSC03530.JPG
LRG_DSC03531.JPG

Espero que este post tenha lhe ajudado na programação da sua viagem pra Zurique. Não deixe de ler outros posts do blog com conteúdos de estilo, lifestyle e maternidade. Você também pode me seguir no Instagram @ligiabaleeiro pra gente seguir em contato!