Onde comer em Zurique: 4 restaurantes que visitamos e minhas impressões

Uma grande diversidade de nacionalidades fazem de Zurique uma das cidades mais multiculturais da Europa e isso reflete também na pluralidade da sua gastronomia. Não vá achando que os restaurantes só oferecem fondue. Rs. A variedade de escolhas gastronômica surge da combinação das influências alemãs, francesas e italianas com uma variedade imbatível de fornecedores de produtos locais de alta qualidade.

Mas alto lá, a Suíça tem uma qualidade de vida incrível mas é um dos países mais caros do planeta. Onde comer em Zurique vai depender muito do seu estilo de viagem e orçamento. Se você quiser economizar, a melhor opção é comprar comida pronta no mercado ou em take aways. Nenhum prato nos restaurantes a la carte sai por menos de 12 CHF, ou seja, quase 60 reais. Nossas refeições normalmente passavam dos 50 CHF por pessoa.

Na nossa estadia de 5 dias em Zurique equilibramos as refeições em restaurantes com refeições compradas no supermercado e feitas no hotel. Vamos combinar que a gente gosta de um restaurante bonito, instagramável, que tenha um apelo visual ou de design e isso pesou na hora de decidir onde ir, mas como beleza não põe mesa, nem sempre acertamos. Vamos lá:

Pulcino

onde-comer-em-zurique.jpg
pulcino-italiano-zurique.JPG
onde-comer-em-zurique

Pulcino - que significa "frango" em italiano - é um restaurante italiano localizado na pitoresca Cidade Antiga, à margem direita do Rio Limmat. Decorado de cima a baixo com um design xadrez vermelho e branco, o ambiente é impecável. Também existe a possiblidade de sentar em uma área externa onde, durante as estações mais quentes, é possível admirar as ruelas da Cidade Antiga e aproveitar o ar fresco [a maioria dos restaurantes, incluindo os mais chiques, não tem ar condicionado].

O menu conta com clássicos italianos e uma boa seleção de vinhos. Pedimos pro Lorenzo um salmão com abacate ao molho de manga que estava espetacular. Minha mãe e eu pedimos saladas e ficamos um pouco frustradas. A salada de frutos do mar veio MUITO apimentada e a outra achamos muito simples para o valor cobrado. O que me fez perceber que nossa culinária no Brasil/Argentina não deve pra nenhuma outra, nós somos muito criativos e adoramos um prato mais elaborado, não é mesmo? Analisando o custo benefício, deveríamos ter pedido um prato principal ao invés de uma salada, mesmo pagando um pouco mais.

O atendimento dos garçons foi impecável, trouxeram lápis de cor pro Lorenzo e a toda hora perguntavam se estava tudo bem. Mas a cozinha demorou horrores pra trazer nossa salada, Lolo já tinha comido o prato dele inteiro e nós ainda estávamos esperando uma salada de mussarela de búfala, com uns tomates cerejas e manjericão em cima e nada mais, não conseguimos entender o motivo de tamanha demora.

Nossa experiência não foi 100%, mas acho que melhoraria muito se tivéssemos pedidos outros pratos.

Endereço: Niederdorfstrasse 7, 8001 Zürich, Suíça

ondecomeremzurique.JPG
onde-comer-em-zurique-pulcino.jpg

Brasserie Lipp

Com cara de La Belle Epoque, o Lipp é um lugar de culinária francesa no estilo brasserie. Fica no coração de Zurique a metros da Bahnhofstrasse, a rua mais luxuosa da cidade. O menu oferece uma grande variedade de pratos franceses, como bife de cordeiro assado no forno e ratatouille. Foi nossa segunda vez no local - na viagem passada já havíamos almoçado no Lipp - e a experiência segue sendo ótima.

Endereço: Uraniastrasse 9, 8001 Zürich, Suíça

restaurante Brasserie Lip Zurique.jpg
LRG_DSC03495.JPG
restaurantefrancesemzurique.JPG

Dobradinha: O Jules Vernes Panorama Bar que fica no último andar do mesmo edifício e tem entrada pelo Lipp é um destaque especial. Com vista para os telhados da cidade, é o lugar perfeito para tomar um aperitivo e apreciar a vista antes do almoço.

Vista pra Zurique desde o Jules Vernes Panorama Bar

Vista pra Zurique desde o Jules Vernes Panorama Bar

August Restaurant

Depois de uma caminhada no auge do calor do verão europeu avistamos o August Restaurant e decidimos entrar pois já havia passado do meio dia e era hora do Lorenzo almoçar. Olhamos pela janela e adoramos a decoração, entramos, nos acomodamos nas mesas e pude prestar atenção nos detalhes e aí me dei conta que era uma Boucherie, que em francês significa “açougue” ou “lugar que vende carne”. Eu não sou muito carnívora mas pensar em caminhar naquele calor pra encontrar outro restaurante me fez permanecer. Achei o cardápio complicado, auxiliada pelo garçom fiz o meu pedido e quando o prato chegou na mesa fiz uma cara de tão aterrorizada que o garçom perguntou se tava certo. Tava super errado: veio foi uma tábua gigante de carne seca para o Lorenzo. HAHAHA Por sorte consegui trocar por um frango com molho de aspargos e ficou tudo bem.

Endereço: Rennweg 1, 8001 Zürich, Suíça

restaurant-august-boucherie-zurique.JPG
onde-comer-em-zurique5.JPG
onde-comer-em-zurque7.jpg
onde-comer-em-zurique-carne.jpg
LRG_DSC03384.JPG
LRG_DSC03379.jpg
LRG_DSC03382 2.JPG

Gerold Chuchi

Gerold Chuchi é um restaurante que fica no bairro mais descolado da cidade, o reduto hipster de Zurique West. De todos os anteriores, foi o restaurante de cuja comida e proposta eu mais gostei. Ele fica em uma rua cheia de sombrinhas penduradas, meio que um beco supermoderno, cheio de grafites. O lugar tem cara de restaurante italiano por causa das mesinhas com guardanapo xadrez, mas não é nada disso. A comida é estacional e o menu está sempre mudando, tanto que eles não tem menu impresso - o garçom puxa uma cadeira, senta do seu lado e passa 10 minutos contando tudo que tem no menu. A comida estava uma delícia, muito bem temperada.

Endereço: Geroldstrasse 5, 8005 Zürich, Suíça

onde-comer-zurich-west.JPG
LRG_DSC03569.JPG
LRG_DSC03576.JPG
LRG_DSC03577.JPG
onde-comer-em-zurique-west.JPG
zurich-west-onde-comer.JPG