Valparaíso | Chile

Outro dia passeando pelos meus vídeos do Youtube encontrei este vlog de 2016. Valparaíso é uma cidade super pitoresca, com uma geografia que tira qualquer um do sedentarismo. Pra vocês terem uma ideia, a cidade é formada por 42 morros, ou cerro - em espanhol. Nós nos hospedamos em um Airbnb no alto do Cerro Bella Vista, que como o próprio nome já entrega: tinha uma vista incrível!

Nós ficamos apenas um dia inteiro em Valparaíso (chegamos de noite e fomos embora de manhã cedo), começamos nosso dia fazendo um tour gratuito oferecido pelo Tour4Tips . Nos encontramos na Plaza Soto Mayor e começamos ali nosso tour que durou cerca de 3 horas.

Com o tour visitamos uma das prisões onde durante o governo do ditador Pinochet foram torturadas centenas de pessoas e que hoje esta totalmente reformado e foi transformado em centro cultural. Inclusive um dos primeiros esboços arquitetônicos foi presente do Oscar Niemeyer.

Ex_carcel_I.jpg
Vista_interior_edificio_Parque_Cultural_Valpara%C3%ADso.jpg

As casinhas coloridas são o charme da cidade que também conta com o Museu a Céu Aberto, uma área extensa de murais grafitados por diferentes artistas.

Depois do tour resolvemos flanar pela cidade no Cerro Alegre encontramos o Café Vinilo, um restaurante super aconchegante e com boa comida. Revendo o vídeo me lembrei que a empanada de Carol do mar era muito maravilhosa. Não me pergunte o que é um caracol do mar.

Em uma longa caminhada pra fazer a digestão chegamos à La Sebastiana, uma das 3 casas do Pablo Neruda que foram transformadas em museu. Eu sabia bem pouco sobre Neruda até essa viagem pro Chile, e quanto mais fui descobrindo mais fui me apaixonando.

Pra fechar o dia com chave de ouro fomos jantar em bar alemão chamado Hotzenplotz, não lembro o que comi, mas lembro que o chopp era bom! Saudades tempo que podia beber sem pensar na ressaca.

Amei rever esse vídeo e nossas carinhas de babies! <3